quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O princípio "datena" de ação.


Não se assustem com o título, é isso mesmo! O princípio "datena" de ação. Na falta de um nome mais criativo, resolvi batizar as ações baseadas em fé cega e irracionalidade como ações que se baseiam no princípio "datena". Datena é esse mesmo que você está pensando agora. Aquele ente de sanidade duvidosa que apresenta programas "policiais" (ou a desgraça cotidiana) na Band. Fiz isso baseado no indivíduo que dá nome ao princípio e em suas frases históricas (segue um link pra vocês mesmos comprovarem: datenar). Enfim, de agora em diante, aqui nesse blog, me referirei ao tipo de ação demonstrada no vídeo acima como uma datenada (particípio do verbo "datenar", ou defenestração da razão). O que esse senhor amórfico retrata no vídeo acima, é de uma insanidade preocupante, não só para as mulheres, que ele ofende com a mais boa das intenções (lembremos o velho "deitado" sobre boas intenções...), mas também para os católicos que há um bom tempo assumem as ideias desse ente medieval como reguladoras de sua ação moral, principalmente uma boa ala dos carismáticos (RCC). O melhor seria eu fazer assim como fiz com o ilustríssimo intelectual cristão W. Craig (link: refutação de craig), e desmontar toda a argumentação do indivíduo aqui em questão (e por isso serei merecedor do toda crítica voltada pra esse aspecto), mas meu tempo realmente anda muito escasso, e não posso me furtar de uma crítica detalhada se quiser demonstrar, como fiz no outro post, o erro em toda a argumentação. Por outro lado, a argumentação do Craig era um pouco mais geniosa e cabia certas desconstruções lógicas, já a argumentação desse senhor que é padre se baseia em puro machismo arcaico (ou cristianismo mesmo). A reprodução de uma visão subserviente e medíocre da mulher que nada mais faz do que servir de apoio para uma instituição que há séculos oprime esse gênero, e há séculos o vê como inferior. Por isso, não vejo tanta necessidade em uma desconstrução, nem mesmo jocosa, de um texto pautado por repressão sexual projetada. Vejam por si mesmos, e tirem suas conclusões. Ah! E não venham os cristãos católicos me dizer que ele não representa o pensamento da Igreja. Vá ler as cartas de Paulo, aquele projeto de asno, e me digam se a Igreja não se fiou nas sábias palavras dele. Afinal, a bíblia é a palavra de Deus (pra mim, deus, pois é mais um).

Sem mais delongas, aproveitem...

2 comentários:

  1. Thiago, eu ainda estou revoltada com todas as idiotices que esse senhor proferiu nesse vídeo e, talvez por isso mesmo, sinto-me incapaz de redigir qualquer coisa a respeito que não seja insultos! Então, com sua permissão, gostaria de divulgar esse seu post no meu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Lógico que pode! Manda brasa, hehehe.
    E pode xingar tb, a net tem suas vantagens às vezes.
    Agora se você for observar os outros vídeos dessa toupeira você vai cair de costa, um inclusive será alvo de uma desconstrução lógica no próximo post meu, em que ele fala como nascem os ateus. Enfim, pode publicar.

    Abraço

    ResponderExcluir